Assim começou a nossa história
O ElaSTEMpoder é um projeto social e sem fins lucrativos que visa empoderar meninas e mulheres nas áreas de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), de modo a reduzir o gap de gênero nessas áreas, além de disseminar informações acerca da desigualdade que ainda predomina essas áreas.
O projeto nasceu em janeiro de 2020. Inicialmente, era uma ideia na mente de 6 pessoas que se encontraram pela primeira vez em um workshop de liderança na III Conferência Virtual de Protagonismo Juvenil (CPJ). O que nos uniu foi a vontade de ser parte da construção de um mundo onde meninas e mulheres fossem incentivadas igualmente a ocuparem os espaços que sonham, se tornando lideranças, especialmente quando o assunto são as carreiras em STEM.
Atualmente, o ElaSTEMpoder é formado por uma equipe de 16 jovens espalhadas pelo Brasil, de diferentes áreas e formações. Buscamos alcançar esses objetivos através de duas frentes: primeiro, nosso curso Empodera, gerando a "ação" e mudança que queremos ver acontecer; segundo, a conscientização das pessoas acerca dos problemas e consequências da desigualdade de gênero - por meio das redes sociais e do nosso blog.
Nossos valores e objetivos
Nossos principais valores e objetivos são promover a igualdade e diversidade nos ambientes de estudo e trabalho, principalmente em Ciência e Tecnologia, visando apoiar – profissional, acadêmica e financeiramente – meninas e mulheres nessas áreas. Buscamos, dessa forma levar mais conhecimento e oportunidades para facilitar o acesso à universidade, mercado de trabalho - o que for! - que sejam os principais objetivos das futuras lideranças femininas do Brasil.
Metas para daqui a 5 anos
Rede integrada dos projetos desenvolvidos e criação de clubes para a Comunidade Alumni
1 ano
Primeira filial do ElaSTEMpoder na América Latina
3 anos
1º Programa de Verão do ElaSTEMpoder e criação do Fundo ElaSTEMpoder para Meninas e Mulheres
5 anos
6 meses
Lançar o Empodera para mulheres na graduação
2 anos
Palestras e workshops em escolas e a 1º Conferência ElaSTEMpoder
4 anos
Alcançar autossustentabilidade